7 Características Que Você Deseja em um Gerente de Projeto de Construção

7 Características Que Você Deseja em um Gerente de Projeto de Construção

Para garantir o sucesso de um projeto de construção, você precisa ter um plano detalhado e as pessoas certas envolvidas. 

Um papel fundamental em qualquer projeto? Um gerente de projeto de construção. Ele reúne a linha do tempo do projeto, garante que todas as peças do quebra-cabeça combinem e, em última análise, enxerga o projeto até a conclusão bem-sucedida. 

O gerente de projeto é a “cola” que mantém tudo junto e mantém clientes, e equipe, felizes.

Grandes gerentes de projeto usam uma ampla gama de habilidades em cada trabalho, mas há algumas características-chave que uma empresa de construção deve desejar em seus gerentes de projeto. Veja!

1) Comunicador

Uma boa comunicação é o coração de qualquer empreendimento de sucesso e é especialmente importante em projetos de construção. 

Um gerente de projeto de construção eficaz é mais focado em se comunicar com seus companheiros de equipe e clientes com base no seu estilo preferido: via e-mail, por telefone, pessoalmente, durante um café ou através de uma construção software de gerenciamento de projetos. 

O gerente de projeto entende que eles não precisam apenas se comunicar com a equipe de construção – a comunicação com o cliente também é crucial.

2) Organizado e atento a detalhes

Um bom gerente de projeto de construção sabe como escrever e manter atualizado um plano de projeto sólido, que precisa ser criado de duas maneiras: em alto nível e detalhado. 

Bem, a versão de alto nível comunica à liderança da construtora e aos clientes os marcos do projeto, tais como a abertura de terreno, assentamento de fundação, carpete instalado, etc. Liderança e clientes normalmente querem ver quando algo vai ser “acabado” e quais são os detalhes que entram em cada etapa.

O plano detalhado comunica à equipe do projeto não apenas as datas de conclusão do mesmo, mas todas as atividades intermediárias, como quais materiais serão utilizados (telhas, revestimentos, calhas e rufos, blocos e tijolos…). Isso ajuda a manter todos os funcionários cientes sobre o que precisa ser feito primeiro em uma longa linha de tarefas para atender a uma data de vencimento do projeto.

Conhecer o plano do projeto como a palma da mão é fundamental para um gerente de projeto experiente, pois ele poderá agir com mais desenvoltura no caso de um problema. A capacidade de resolver problemas só ajudará a auxiliar o sucesso do trabalho e da equipe.

3) Focado

Um gerente de projeto de construção bem-sucedido precisa ser capaz de se concentrar nos objetivos do trabalho e no quadro geral sem se distrair ou desestimular com problemas que inevitavelmente ocorrem. 

Não há espaço para a procrastinação nesse papel. O gerente de projeto precisa adotar o caos e o fracasso para manter o trabalho em movimento no ritmo planejado.

Se o gerente de projetos estiver sobrecarregado com grandes tarefas, eles devem saber dividir grandes metas em partes menores e mais gerenciáveis, além de ficarem motivados pelos resultados.

4) Colaborador e preocupado com o trabalho em equipe

Normalmente, os trabalhos de construção não são projetos de uma única pessoa, portanto, o gerente de projeto deve entender e praticar os seguintes pontos para garantir o sucesso: confiança, trabalho em equipe e delegação de tarefas. 

Um bom gerente de projeto confia em sua equipe e designa tarefas a essas pessoas, embora permaneça acessível se surgir algum problema. O trabalho em equipe é essencial não apenas para realizar o trabalho planejado, mas também para lidar com imprevistos (e vamos ser reais, cada projeto tem pelo menos um).

Na maioria dos projetos de grande escala, uma equipe inteira é necessária para sua conclusão, e a construção não é diferente. Um bom gerente de projeto reconhece isso e considera o trabalho em equipe parte integrante do processo de construção. 

Isso não só inclui o gerenciamento de tarefas específicas, mas também garante que todo o local de trabalho funcione com os valores de colaboração e cooperação em mente. Ao fazer isso, uma atmosfera mais positiva será alcançada, o que aumenta a moral da equipe e também aumenta a produtividade entre todos os trabalhadores.

5) Solucionador de problemas

Embora seja bom acreditar que nada vai dar errado ao longo de um projeto, é melhor planejar o desconhecido. 

Apesar de não ser possível prever todos os cenários, os gerentes de projetos de construção precisam ser capazes de se adaptar e manter um projeto funcionando – mesmo quando as coisas dão errado. 

Os gerentes de projeto que são grandes solucionadores de problemas pensam sobre essas coisas: identificar riscos, adicionar tempo ao cronograma do projeto e comunicar claramente se algo der errado.

6) Honesto

Entregar más notícias a um cliente ou gerente superior nunca é uma experiência divertida, mas mostra força quando um gerente de projeto pode fornecer um relatório honesto sobre o motivo de um atraso, quais problemas estão afetando a logística, por que um determinado aspecto do prédio não é mais viável e precisa ser alterado…

Bons gerentes de projeto sentem-se confortáveis ​​em ter conversas difíceis e enfrentar os problemas de frente e, na verdade, economizam tempo e agregam valor, resolvendo problemas rapidamente, em vez de permitir que eles cresçam e gerem mais atrasos.

7) Em constante aprendizado

Por último, mas certamente não menos importante, um bom gerente de projeto de construção não fica preso no passado. 

Nesse sentido, o gerente de projeto precisa adotar a educação contínua e aprender sobre tudo, desde o mais recente método de gerenciamento de projetos até o uso de software de gerenciamento de projetos de construção para assim ajudar a aliviar o trabalho manual e diminuir a pegada de papel da empresa.